DOE Voluntário Quero Visitar ... ... DOE Voluntário Quero Visitar

SAICA - Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes


O Serviço de Acolhimento institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) é um serviço de proteção social especial de alta complexidade, previsto no Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Tem a finalidade de oferecer acolhida a crianças e adolescentes com idade entre 0 e 17 anos, cujas ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, respeitando-se os princípios legais da brevidade e excepcionalidade. Funciona como moradia transitória até que seja viabilizado o retorno à família de origem/extensa ou o encaminhamento para família substituta (procedimento realizado através da Vara da Infância e da Juventude). Funciona 24 horas por dia.

As crianças e adolescentes que necessitam deste serviço, são encaminhadas pelo CREAS, Varas da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Delegacias de Polícia, Fundação Casa e Poder Judiciário.

A rede de serviços de acolhimento mantém articulação com as Supervisões de Assistência Social (SAS), por meio dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), no qual o atendimento prestado deve ser personalizado, em pequenos grupos e favorecer o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local. Grupos de crianças e adolescentes com vínculos de parentesco devem ser atendidos na mesma unidade.

A OSC Samaritano São Francisco de Assis, conta 3 unidades localizadas nos bairros da Casa Verde e Carrão na capital paulista e uma unidade no município de Ilhabela no litoral norte do Estado de São Paulo.

...
...